top of page
Image by Clarisse Meyer

Recomendações para o caso de uma
Emergência Espiritual

Este guia tem como objetivo fornecer algumas ferramentas simples, mas vitais, que podem ajudá-lo a se manter seguro e gerenciar seu processo para “emergir” da crise. Ter nossas experiências validadas como ‘normais’, reais, naturais e significativas pode ser um dos aspectos mais importantes de ser capaz de curar e crescer. É vital que sejamos gentis conosco durante esse período e permitamos que qualquer emoção venha à tona e seja expressa em um ambiente seguro. Ter o apoio de alguém que passou por experiências semelhantes e pode ouvir sem julgamento é realmente útil. 

 

Você não está sozinho! O que você está passando é uma parte normal de um processo de cura. Não desista – há luz no fim do túnel mesmo quando você se sente na escuridão total.

A Emergência Espiritual é diferente para cada um, mas uma coisa é igual para todos nós: quando estamos em crise, podemos sentir como se tudo estivesse desmoronando. Ver sua crise como parte de um processo de “desconstruir para avançar” pode ajudar a trazer esperança.

Dicas e Recomendações

  • Permita-se ser vulnerável – vulnerabilidade é uma força, permita que suas lágrimas caiam e seu coração brilhe – é a melhor maneira de nos conectarmos como humanos e nos sentirmos menos sozinhos;

  • Permita-se “aparecer por inteiro” e confie que tudo faz parte do processo. Isso também significa reconhecer que não há problema em ter pensamentos “obscuros” e emoções desconfortáveis;

  • Respire – É normal sentir que você não tem estabilidade quando está passando por um processo de mudança tão grande, mas isso vai se acalmar e ficar mais fácil de administrar;

  • Se possível busque por um terapeuta ou por um grupo que você confie que possa ajudá-lo a superar o trauma, caso ele surja. Liberar suas emoções; verbalmente ou fisicamente é vital.

  • Concentre-se no seu autocuidado – Fazer exercícios físicos, estar na natureza, comer alimentos saudáveis ​​e dormir bastante é importante. Inicialmente, alguns medicamentos prescritos podem ser necessários para ajudá-lo a gerenciar sua vida.

  • Evite estimulantes (álcool, drogas, cafeína, alimentos processados, principalmente açúcar;

  • Junte-se a um grupo de apoio – pode ser um fórum online, algo que te ajude a não se isolar. Tente encontrar pelo menos uma pessoa em quem você confie onde possa falar abertamente sobre suas experiências sem medo de ser julgado;

  • Reduza o estresse sempre que possível; tanto em casa como no trabalho;

  • Reduza as práticas espirituais, pois isso pode tornar sua experiência mais intensa;

  • Ouça música calmante ou edificante, e também ouvir os sons da natureza pode ser útil;

  • Relacionamentos – passe tempo com pessoas que o apoiam e distancie-se daqueles que são estressantes;

  • A autoexpressão criativa é útil quando você acha difícil falar, por exemplo. desenhando, pintando, escrevendo, cantando, etc.

  • Se você já estiver tomando medicação prescrita, não é aconselhável reduzir ou parar sem orientação clínica.

Image by Shot by Cerqueira

Sono

Os padrões normais de sono podem ser interrompidos, o que pode ser bom por um curto período de tempo, especialmente se for possível descansar quando necessário. No entanto, a perda prolongada de sono pode tornar sua experiência mais difícil de lidar, então você pode tentar alguns métodos simples de relaxamento, como fazer algumas técnicas de respiração relaxante, ouvir meditações guiadas, usar óleo de lavanda e beber chá de camomila.

Se você estiver se sentindo ansioso ou com medo, os remédios à base de ervas podem ajudar. Se possível, peça conselhos a um médico sobre algo que atenda às suas necessidades. Se as ervas não ajudarem, considere procurar orientação médica; tomar um comprimido para dormir por algumas noites pode ajudar a restabelecer um padrão normal de sono.

Alimentação

Você pode descobrir que, em diferentes estágios do seu processo, pode precisar diversificar os alimentos. O consenso geral parece ser que alimentos mais pesados ​​são úteis para o aterramento, incluindo grãos, tubérculos, leguminosas, laticínios e carne. A proteína pode ser um elemento importante em sua dieta, embora, às vezes, os produtos de origem animal possam se tornar difíceis de digerir; neste caso, para mudar para fontes de proteína vegetal, por exemplo, pode melhorar o seu bem-estar.

Esteja ciente de que alimentos doces podem afetar os níveis de açúcar no sangue, o que pode desestabilizar seu humor. Evite estimulantes como a cafeína, que se encontra no café, mas também no chá, nos refrigerantes e no chocolate. Álcool e alimentos processados ​​carregados de gordura, sem conteúdo nutricional, podem fazer você se sentir lento.

É importante comer alimentos frescos sempre que possível, beber bastante água. Comer menos, com mais frequência, é a maneira mais saudável de administrar sua dieta. No entanto, o jejum pode intensificar sua experiência. Vitaminas e minerais são vitais para o seu equilíbrio, por exemplo. vitaminas C, vitamina B, ferro e cálcio.

Você pode sintonizar seu bem-estar físico e ouvir o que seu corpo está pedindo, em vez do que sua mente está dizendo que você “deveria” comer. Nossos corpos têm uma sabedoria própria se pudermos aprender a ouvi-lo.

Exercício Físico

Algumas pessoas acham que exercícios como correr são muito úteis por causa do aumento da quantidade de energia que estão experimentando em seus corpos. Outros acham que caminhadas suaves ou ioga são o que precisam.

 

Deixe seu corpo se mover de qualquer maneira que pareça natural para você. Dançar de forma livre ajuda a liberar energia.

Estresse

É muito comum experimentar altos níveis de ansiedade durante esses períodos. Isso pode se apresentar como respiração superficial, palpitações, sudorese, confusão ou até mesmo ataques de pânico. Existem algumas ferramentas de autoajuda simples e eficazes que podem ajudá-lo a lidar com isso, como exercícios de atenção plena, respirações conscientes com longas expirações.

 

Assim como dicas básicas sobre relaxamento incluídas na seção de sono e conversar abertamente com alguém em quem você confia.

Image by Ryan Hutton

Contato com a Natureza

ente passar tempo na natureza. Pode parecer simples ou óbvio, mas passar um tempo no ambiente natural pode realmente ajudar muito. Para as pessoas que estão em sofrimento psicológico, concentrar-se na calma da natureza pode dar uma sensação de equilíbrio e alívio da confusão que ocorre na mente.

Talvez haja algo na lista a seguir que você possa fazer:

  • Faça jardinagem (ou até mesmo se ofereça para ajudar no jardim de um vizinho) – plante algumas flores em uma jardineira ou dentro de casa; cultive alguns vegetais;

  • Caminhadas na floresta ou em parques;

  • Permita-se entrar em contato com a terra.

Práticas Espirituais

No início de uma crise é aconselhável parar ou pelo menos reduzir quaisquer práticas espirituais, como por exemplo, meditação, para desacelerar seu processo. Com o tempo, as práticas podem ser gradualmente introduzidas. 

Criatividade e Autoexpressão

Muitas pessoas acham que os tempos de crise também são momentos em que suas energias criativas estão ativas. Pintura, desenho, artesanato; estes podem ser usados ​​como uma forma de expressar sentimentos, liberar emoções e trazer um senso de foco. Aproveite a criação de tudo o que vier, em vez de focar no resultado final.

Dançar, movimentar-se, cantar e tocar música pode criar uma enorme liberação de energia. Mesmo em um dia ruim, ouvir sua música favorita e dançar tem um enorme poder de reorientação positiva. Aumente o volume da música e solte aqueles gritos reprimidos também. Coisas simples como escrever histórias, poesia, reaproveitar móveis ou roupas velhas, mudar seu quarto, tudo isso ajuda na expressão criativa.

Vá devagar – pequenos passos podem ter um grande impacto, especialmente quando levam a um crescente sentimento de satisfação e confiança.

Image by Štefan Štefančík

Pensamentos Suicidas e Automutilação

Mesmo que uma crise possa ser um crescimento em direção à cura emocional, pode haver momentos em que ela é extremamente sombria, assustadora e perigosa; é comum ter pensamentos suicidas e pensamentos de automutilação.

O fato é que você não está sozinho – outras pessoas sentiram uma dor profunda e terrível e passaram por ela – você também pode! Peça ajuda! Ligue 188 (CVV – Centro de Valorização da Vida) ou acesse: https://cvv.org.br/

Sentir-se suicida não significa desistir da vida

Se você está se sentindo suicida, pode ser que esteja desesperado para que as coisas sejam diferentes. Querer que esta vida termine não exclui a possibilidade de um começo de vida novo e melhor, mas você pode sentir que isso está além do seu alcance agora. Imagine como seria uma vida melhor e veja como é possível realizá-la se você ficar para descobrir o que pode acontecer. Transforme parte dessa energia e arrisque mudanças em sua vida. Os pensamentos suicidas podem ser apenas o indicativo de que algum padrão de comportamento ou condição de vida precisa mudar. Pergunte a si mesmo: “O que dentro de mim precisa morrer?”

Sentir-se suicida geralmente leva ao isolamento

É vital que você encontre alguém para conversar confidencialmente em um nível profundo, alguém que não julgue ou rejeite o que você diz. Não há necessidade de sentir vergonha do que quer que esteja sentindo. Admitir nossas vulnerabilidades pode ser aterrorizante, mas uma vez que nos abrimos, isso pode trazer uma enorme sensação de alívio. Compartilhar planos com apenas uma pessoa pode ajudar a mantê-lo seguro.

Image by Luca Baggio

Dicas para se manter seguro

Lembre-se de que seus pensamentos não precisam assumir o comando; você pode tê-los sem agir sobre eles;

 

Se você está com vontade de se machucar, espere, mesmo que seja por 5 minutos. Apenas espere e respire… isso pode ser difícil, mas é provável que a intensidade diminua;

 

Ligue para uma pessoa ou grupo em quem você confia para falar sobre como você se sente;

 

Encontre uma maneira segura de expressar qualquer emoção que esteja surgindo;

 

Em caso de emergência ligue para 188 (Centro de Valorização da Vida ).

Saiba mais sobre as
Emergências Espirituais 

bottom of page